segunda-feira, 24 de maio de 2010

O que são Centros de Atenção Psicossocial - Caps?

Os Centros de Atenção Psicossocial - Caps são unidades de atendimento intensivo e diário aos portadores de sofrimento psíquico grave, constituindo uma alternativa ao modelo centrado no hospital psiquiátrico, caracterizado por internações de longa permanência e regime asilar. Os Centros de Atenção, ao contrário, permitem que os usuários permaneçam junto às suas famílias e comunidades.
Foi o surgimentos dos Caps que demonstrou a possibilidade de construção de uma rede substitutiva ao hospital psiquiátrico no país.
Os Caps foram criados para organizar a rede municipal de atenção a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes. São serviços de saúde mental abertos e comunitários que oferecem atendimento diário individualizado e acompanhamento clínico visando a re-inserção de pessoas portadoras de transtornos mentais.
Nos Caps são oferecidos diversos tipos de atividades terapêuticas, como psicoterapia individual ou de grupo, orientação e acompanhamento do uso de medicação, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias além de atendimento domiciliar e aos familiares. As oficinas podem ser variadas, dependendo da necessidade da clientela, desde esporte ao artesanato.

O objetivo do Caps é recuperar a autonomia do paciente de doença mental e reintegrá-lo à sociedade. Todo o serviço oferecido é de graça.
O Caps vem ajudando não só os portadores de síndromes, mas também as famílias dos mesmos, para que saibam agir e reagir mediante as situações que podem ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário